Memorial São João Paulo II

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Memorial São João Paulo II

Rua Oatomo Canavarro, s/n

7800-000 – Bela Vista, Cuiabá-MT

65) 3644-3152

 

 

 

 

 

O que é um Santuário?

            Um santuário (do Latim sanctuarium, de sanctus), é um local sagrado, para onde, por devoção, acorrem peregrinos de diversas regiões.

Santuário é um lugar especial, privilegiado, onde Deus manifesta, de modo sensível, a sua misericórdia. É Um lugar para se encontrar com o amor de Deus, vivenciar a fé, experimentar a benção e a graça divinas. Sabemos, pela nossa fé, que Deus, na história da salvação, sempre esteve com o seu povo, em qualquer terra, em qualquer lugar, em qualquer tempo, mas, por disposição desse mesmo Deus de bondade, certos lugares recebem, de forma única, a sua manifestação. São os Santuários.

Desde o Antigo Testamento os Santuários são pontos de referência para quem busca servir a Deus.

As festas antigas eram realizadas no Santuário em Jerusalém, para onde se dirigiam os Judeus do mundo todo. O Evangelho nos conta que Jesus, sua Mãe e São José iam anualmente a Jerusalém prestar, publicamente, seu ato de adoração a Deus (Lucas 2,41-42).

Após o povo hebreu sair do Egito, aventurar pelo deserto, atravessar o mar e receber a Lei, a seguinte ordem foi dada por Deus: “E me farão um santuário para que possa habitar no meio deles” Êxodo 25:8. Moisés coordenou a construção do santuário seguindo instruções específicas de Deus: “Vê, pois, que tudo faças segundo o modelo que te foi mostrado no monte” Êxodo 25:40.

Diariamente, faziam-se sacrifício, um cordeiro era oferecido pela manhã e outro, ao por do sol.

Dentro do Cristianismo inúmeros são os Santuários espalhados pela terra. Já nos primeiros séculos era costume do povo Cristão ir a Roma visitar os túmulos dos Apóstolos São Pedro e São Paulo e essa caminhada a Roma era chamada de “romaria”. Daí surgiu o termo que usamos ainda hoje para quem vai rezar em algum Santuário. Além de Roma, são famosos em toda a terra os Santuários de Fátima, em Portugal; Lourdes, na França; Assis e Pádua, na Itália; Guadalupe no México; entre outros… No Brasil, temos o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, no Estado de São Paulo; Bom Jesus da Lapa, no Estado da Bahia; Santuário do Divino Pai Eterno, Trindade – Goiás, além de outros.

O Povo de Deus é sempre atraído aos Santuários. Alguns por curiosidade turística, mas a grande maioria pela busca do mistério, do sobrenatural, do alívio para seu sofrimento, do milagre, e outras vezes simplesmente movido pelo desejo misterioso de chegar mais perto de Deus. É a busca. Mas o que as pessoas encontram nesses lugares? Fazem uma experiência profunda com Deus, encontram a alegria da participação, sentem o alívio de suas penas, o conforto da Palavra de Deus que é proclamada, partilham da Eucaristia e saem “comovidos pala atmosfera de alegria e esperança que emana de seus irmãos”.

Esta é a principal função dos Santuários: despertar a fé, celebrar a reconciliação e reanimar a esperança.

Quem tem fé e esperança, mergulha-se no mistério, encontra o Sobrenatural, sente o milagre da proximidade de Deus e a transformação do coração. Quem antes, talvez, sentia-se só, carregando o peso de seus sofrimentos, passa a ter consciência de que tem um Deus que nos ama muito, que olha para cada um de nós com um carinho especial. Um Deus que ouve nossas orações e atende os nossos pedidos. Toda pessoa que vai a um Santuário, por curiosidade turística, ou já movido pela fé, acaba sendo envolvida pela graça de Deus. E quando isso acontece, uma vida nova começa a surgir, pois o espírito sacia-se com espiritual, enche-se de graça, transborda-se em alegria e esperança; É a experiência do encontro com Deus. É a misericórdia do Pai que envolve a cada um de nós, seus filhos e filhas.

Enfim, como não pensar em Deus ou mesmo rezar quando se passa em frente o Santuário.

O Santuário Eucarístico Memorial Papa João Paulo II, além da presença espiritual de Deus, teremos, Seu Corpo, Sangue, Alma e Divindade na Santíssima Eucaristia Exposto para Adoração Diária, além da Santa Missa Diária. Teremos ainda, o atendimento de confissões, e tantas outras programações, como conhecermos melhor a Vida do então Papa João Paulo II. Conheceremos a História do Santuário e como foi a visita do Santo em nossa terra, Cuiabá-MT.

Clik aqui e confira a programação do Memorial.

 

José Rosa

Comunidade Cristo Servo

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.